quinta-feira, 20 de maio de 2010

Nagosa

Freguesia de Nagosa


O nome Nagosa prevém um tempo em que a fundura do passado remete-nos para uma ancestralidade algures situada no séc.XIII, périodo em que emergiu num pequeno vale fértil e airoso povoado de nogueiras uma povoação denominada de Nucosa, hoje Nagosa.

Cresceue tornou-seum pequeno e rudimentar concelho, valorizando-se ulteriormente com a fixação de um ramo da família dos Mergulhões e pela procura incessante das águas termais que em 1758 já acolhia inúmeros utentes.

Em 1834 o concelho é extinto e Nagosa passa a constituir uma freguesia pretença do Município de Moimenta da Beira.



Locais a visitar:

Igreja Matriz

Termas de Nagosa

Casa dos Mergulhões



Igreja paroquial

Situada no largo principal da freguesia, envolta por ambiente rural, enquadrada por um fontanárioe alminhas datadas ttambém neste século. A igreja apresentauma configuração arquitectónica única no concelho. De sineira avançada formando uma arcada profunda vazada dos 3 lados;pórtico de madeira precedido por grade de ferro forjado. O seu interior conserva ainda o coro original, o tecto de pintura hagiologico, o arco cruzeiro decorado por escultura e pintura e o retábulo-mor em talha joanina. A torre apresenta 2 registos. No primeiro verifica-se aa presença de 3 portais com arcos de volta perfeita que permitem o acesso interior da igerja. Na parede da torre virada para o largo da fonte, 1ºregisto apresenta uma impena ladeada por pináculos com remate a bola, e a encimar o arco, um óculo circular; 2º registo em todas as faces,apresenta uma ventana com sino. O remate da torre de formato piramedal, assente numa cornija,é coroada por cruz no topo e pináculos boleados nos cantos.

Sem comentários:

Enviar um comentário